VASOS DE PLANTAS PARA PAREDES para decorar ambientes



By Adriana Bella | agosto 16, 2016.








Em nossos dias, com as novas tendências na decoração, os vasos de plantas para paredes são encontrados nos mais variados modelos, tamanhos, formatos e também em materiais bem diversos, ainda mais agora com a ideia que existe em reciclar tudo o que for possível.

Com as dificuldades surgindo para quem ama a ideia de cultivar as plantas em casa, são cada mais necessárias as opções para solucionar o problema com os espaços, mas graças as inovações na questão da decoração, hoje já possível cultivar até mesmo as hortaliças em apartamentos dos altos edifícios, isso, por conta da técnica de cultivo vertical ou mesmo suspenso.

O cultivo dos jardins verticais nas áreas urbanizadas permite que tenhamos ao nosso alcance espécies diferente de plantas, tanto as flores e folhagens como também as hortaliças e até mesmo os famosos chás caseiros.

Dos modelos muito simples até os mais elegantes, existem opções em vasos para atender a todos os gostos e estilo, com isso, podemos organizar uma decoração tanto externa como interna e confirmarmos um visual bem especial.









vasos de plantas de concreto como fazer

vasos de plantas de concreto dicas

vasos de plantas de concreto grande

Com isso, basta uma parede disponível para esse cultivo, seja um muro que protege a residência ou mesmo a própria parede do imóvel para que possamos dar asas a imaginação e cultivarmos espécies variadas de plantas em vasos especialmente preparados para a parede ou simplesmente adaptados para essa função.

Além disso, também podemos preparar os painéis de madeira, por exemplo, para que em pé e bem instalados possam suportar os vasos em um local bem estratégico do imóvel, e com isso, contribuir com muita graça na decoração. ( Se você está procurando dicas de como decorar seu lar e jardim, aqui nesse link há dicas com a Decoração Italiana confira)

Vasos de cerâmica – em geral, quando buscamos o mercado em busca dos vasos de parede, vamos encontrar os vasos de cerâmica que são os mais cobiçados. Estes têm tamanhos e modelos bem variados, com opções em tamanhos mini, pequenos, médios e grandes.

Vasos de fibra de coco – outra opção em vasos para decorar uma parede, os vasos de fibra de coco são bastante resistentes e apresentam um visual mais original. Porém ficam ainda mais interessantes se forem colocados em nichos de madeira com tamanho proporcional a cada vaso.

vasos de plantas de materiais recicláveis decorados

vasos de plantas de concreto para pintar

vasos de plantas de concreto quadrados

Vasos de plástico – essa opção em vasos é uma das mais baratas, porém é preciso cuidar com a qualidade, pois algumas marcas oferecem esses vasos fabricados a partir do plástico reciclado e se acaso ficarem expostos ao sol, não garantem resistência por muito tempo. Porém, se forem acomodados em uma decoração mais a sombra, são ótimas escolhas para quem deseja economizar.

Vasos de concreto – esses vasos podem ser encontrados no mercado, mas também é muito fácil e mais barato se fabricarmos eles em casa. Nesse caso, basta providenciar cimento, areia e pó de pedra e usar as garrafas pet com moldes para preparar esses vasos sem muito trabalho. ( Nós preparamos um post com opções em Fotos com dicas de Decoração para jardim veja no link ) Esse é um tipo de vaso muito apropriado para cultivar as plantas suculentas que são muito apreciadas nos jardins verticais.

Só precisamos ter um cuidado especial, pois esse tipo de vaso costuma ser mais pesado e por isso, ou reforçamos a parede ou painel que irá suportá-los ou fazemos esses vasos em tamanhos menores para não pesar tanto.

Vasos de material reciclado – para quem desejar uma decoração mais rústica, nada como optar pelos materiais reciclados para preparar os vasos de parede. Nesse caso podemos aproveitar de tudo, assim o jardim vertical ficará bem sortido em espécies de plantas e também em tamanhos e modelos de vasos.

vasos de plantas de materiais recicláveis dicas criativas

vasos de plantas de materiais recicláveis potes de vidro

vasos de plantas de materiais recicláveis

Sendo assim, seja criativo e disponha os vasos com as plantas na parede da forma que achar melhor. Aproveite as xícaras que você não usa mais, as garrafas PET nos tamanhos diferentes, panelas que foram descartadas da cozinha, potes plásticos que sejam resistentes, latas de tinta vazias, e tudo o mais que possa abrigar uma espécie de planta e que fique bem atraente na parede.

Vasos feitos de tubo de esgoto – outra opção em vasos para parede que tem dado certo e fica elegante presa a parede, é o vaso feito de tubo de esgoto 100 ml ou mesmo os de menor diâmetro para quem assim desejar.

Para preparar esses vasos temos pelo menos 2 opções: Podemos cortar os tubos pela metade no comprimento, dessa forma de um pedaço de tubo vamos conseguir duas canaletas. ( E para quem está procurando dicas de vasos para decoração do jardim ou da casa leia aqui nesse link um post sobre o Vaso de Cimento Quadrado ) Só precisamos cuidar para que as bordas do tubo fiquem inteiras para que possamos colocar a tampa e evitar que escorra a terra e também a água.

Outra maneira de preparar esses vaso é usar um tubo inteiro com as duas bordas com tampa e com a ajuda de uma serra copo fazer furos com diâmetro de pelo menos uma polegada. Dessa forma podemos encher o tubo com terra bem adubada e em cada furo aberto no tubo vamos plantar uma muda do que acharmos mais conveniente.

Para esses vasos, o ideal ainda é que providenciemos algum tipo de suporte para apoiar o seu peso, mesmo estando contra a parede.

vasos de plantas para paredes em caixas

vasos de plantas para paredes dicas criativas

vasos de plantas para paredes diferentes modelos

Ideias para os vasos de garrafa PET – uma primeira ideia para preparar os vasos com garrafa PET é cortar a garrafa na sua altura retirando parte de sua parede, porém apenas uma parte dela para que não se desmonte toda. O vaso vai ficar instalado deitado e pendurado contra a parede.

Outra opção para esse tipo de material para usar como vaso é cortar a garrafa pouco acima da metade de sua altura. Assim a parte de cima da garrafa deverá ser embutida na parte de baixo com o gargalo virado para o fundo.

Agindo assim podemos colocar a água na parte mais funda do vaso, embutir a parte menor de ponta cabeça e então colocarmos a terra. Dessa forma, a planta vai sempre ter água e não existe perigo de procriação dos mosquitos, uma vez que a água ficará bem no fundo do vaso.

Vasos de latas – outra opção entre os vasos são as latas, como aquelas de leite em pó, de achocolatado, de frutas em conserva, que poderiam ser jogadas no lixo. Essas latas se fizermos um trabalho criativo para deixá-las mais aparentes com certeza servem de vasos bem apropriados para prateleiras junto a parede.

vasos de plantas para paredes para pendurar

vasos de plantas para paredes pendurados

vasos de plantas para paredes

Como você já deve ter percebido ideias para vasos de plantas para instalar contra a parede não faltam, e o melhor é que com um pouco de criatividade, nem precisamos gastar muito para cultivarmos as plantas.

Aproveite então para se planejar e preparar uma parede especialmente para prender esses vasos, seja no muro do seu terreno, na parede da varanda ou outra parede de sua casa, ou ainda com os painéis em madeira ou ferro. Faça o que achar melhor, mas certifique-se de que vai ficar bom.

E se acaso precisar de algumas idéias, aproveite para fazer uma visita aos sites especializados na internet que oferecem dicas bem interessantes para preparar esses vasos e organizar os já famosos jardins verticais.

Depois de se decidir pelos tipos de vasos que serão usados nessa decoração, providencie as espécies variadas de plantas segundo o seu intento. Mas cuide para que cada espécie seja plantada em vasos em tamanhos proporcionais a cada planta.

Antes disso ainda, providencie uma terra especial bem adubada para que as plantas possam receber os nutrientes necessários para se desenvolverem.