Reformas e Construção: Como instalar gesso no teto



By Adriana Bella | abril 18, 2016.








Como instalar gesso no teto? Essa é uma pergunta que muita gente se faz, uma vez que esse tipo de teto é cada vez mais freqüente nos imóveis e sempre tem alguém que quer conhecer as técnicas de trabalho.

Os tetos de gesso são cada vez mais preferidos para os imóveis modernos, uma vez que eles apresentam muitas vantagens, entre elas a propriedade térmico-acustica para deixar os ambientes mais aconchegantes, e isso ainda sem contar os lindos acabamentos que eles podem oferecer.

Com o forro de gesso, ficamos livres até mesmo do barulho da chuva e nos dias quentes de verão, evitamos o calor desconfortável, uma vez que ele ficará preso entre o forro e o telhado, enquanto que os ambientes ficam mais frescos.

como instalar gesso com formatos diferentes no teto









como instalar gesso com plaqueta no teto

Entre as vantagens desse material no teto, podemos garantir que ele ajuda a esconder as possíveis imperfeições na lage e no quesito acabamento, eles ainda podem apresentar as molduras feito com o mesmo material que deixam cada ambiente muito moderno.

Além disso, em caso de incêndio, lembre-se que o gesso não propaga fogo, com isso, o estrago poderá ser bem menor.

Esse material é tão versátil que também pode ser usado como divisórias de ambientes.

O gesso permite acabamentos bem diversos, podendo ser rebaixados ou não e permite a criação de figuras geométricas para garantir uma decoração mais moderna. Tudo isso por um valor bem compensador. E para contribuir com maior sofisticação ainda podemos usar as sancas de gesso com formatos e modelos variados para ser desenhado de acordo com o tamanho de cada ambiente.

Para o modelo de teto de gesso mais utilizado com forros retos, a iluminação poderá ficar projetada da forma que desejarmos, com as luminárias embutidas e isso é válido para a sala, quartos, escritórios, sala de jantar.

como instalar gesso no teto com detalhes

como instalar gesso no teto com luminárias

como instalar gesso no teto com lustres decorativos

Como começar – para começar o trabalho faça uma vistoria nas instalações elétricas e hidráulicas que porventura passem no local onde será colocado o gesso. Tudo deve estar terminado antes de iniciar o trabalho. Depois disso, comece com a colocação dos pinos de aço com a ajuda de uma pistola de pressão. Estes deverão ficar a uma distancia de 60 cm um do outro, essa distância equivale ao tamanho das placas de gesso.

Feito isso, vamos passar um arame de aço ou cobre por entre os furos existentes nos pinos que irão suspender as caneletas onde ficarão presas as placas de gesso. Porém esse processo só é válido para a instalação de placas de gesso simples. No caso do trabalho ser em placa acartonada, esse trabalho é se torna mais complexo e serão necessários outras peças de apoio.

como instalar gesso no teto da cozinha

como instalar gesso no teto da sala

Além da amarra é necessário preparar uma massa com pó de gesso, estopa e água para ser colocada na parede para unir a placa de gesso ao teto.

Hora do acabamento – depois de colocadas as placas é hora de partir para o acabamento que será realizado com fita de papel para prevenir fissuras. Além disso, será usada a massa de rejunte e esse é o único momento em que o gesso deverá receber água para o preparo da massa que proporcionará um perfeito acabamento.

Iluminação – em geral nesse tipo de forração no teto a iluminação mais usada são as luminárias de embutir, porém é preciso ficar atento aos perfis de fixação que poderão coincidir com essas lâmpadas comprometendo a instalação, especialmente se as luminárias forem maiores.

Ajuda da tecnologia – em nossos dias existem alguns sites especializados em oferecer as dicas necessárias para esse trabalho, porém, devemos adiantar que esse trabalho não é tão simples assim, é preciso paciência para aprender e entender pelo menos um pouquinho sobre a construção civil.

Ainda bem que já podemos contar com as empresas e seus profissionais que fazem verdadeiras proezas no trabalho com o gesso, e isso, nos diversos modelos de trabalho, garantindo um serviço perfeito e com muito estilo.

como instalar gesso no teto dica

como instalar gesso no teto do quarto

como instalar gesso no teto e parede

Melhor momento – na hora de fazer o trabalho em gesso no teto, prefira fazê-lo com o imóvel vazio, mas se isso não for possível, é preciso proteger corretamente os moveis em cada ambiente, pois o pó que o material produz é de difícil remoção.

Desvantagens – apesar das muitas vantagens do teto de gesso, existem algumas desvantagens, como, por exemplo, a fragilidade pela presença de umidade que danifica o material, mais uma preocupação no caso de instalação hidráulica passando na lage do imóvel, uma vez que qualquer vazamento colocará todo o trabalho a perder.

Sabendo que esse tipo de revestimento no teto exige cuidados muito especiais, melhor é confiar esse trabalho nas mãos de bons profissionais, por isso, não brinque com a sorte, esse é um trabalho com o qual não podemos pensar tanto na economia, pois como diz o ditado, tudo o que é barato, pode custar caro.

É claro que se você tem conhecimento sobre construção civil poderá até se profissionalizar no trabalho de instalação de tetos de gesso, mas seja cauteloso, e reconheça suas qualidades no trabalho, apenas se elas realmente existirem.

como instalar gesso no teto estilo teto flutuante

como instalar gesso no teto instruções

como instalar gesso no teto para dar um toque especial à decoração

como instalar gesso no teto para uma melhor decoração

como instalar gesso no teto