Reforma: Como tapar azulejo com massa acrílica



By Adriana Bella | abril 6, 2016.








Parece simples, mas não, porém, saber como tapar azulejo com massa acrílica pode nos garantir alguma economia, uma vez que o valor da mão de obra cobrada pelos profissionais não costuma ser barato, o que acaba desencorajando muitas pessoas de realizar uma reforma com a troca dos revestimentos.

Sabemos que é muito natural que depois de algum tempo os revestimentos tanto do piso como da parede apresentem falhas, sendo mais comum ainda quando a cerâmica utilizada não é de boa qualidade ou se o trabalho de colocação tenha sido mal feito, o que acaba comprometendo a beleza na decoração do ambiente.

Graças à tecnologia moderna, hoje já podemos então contar com soluções para evitar o trabalho do quebra-quebra de revestimentos de pisos e paredes, e uma dessas soluções então, é o revestimento com a massa acrílica por cima dos azulejos antigos.

como tapar azulejo com massa acrilica colorida









como tapar azulejo com massa acrilica na cozinha

como tapar azulejo com massa acrilica sem riscar

como tapar azulejo com massa acrilica

como tapar azulejo com massa sem deixar manchas

Essa solução muito prática de cobrir toda a parede com a massa acrílica ainda nos dá o direito de mudar as cores na decoração e se o trabalho for bem executado, a nova decoração vai ficar espetacular.

Porém já vamos adiantando que se existe muito trabalho a ser feito, é melhor se preparar para proteger os móveis e isolar o ambiente, pois a poeira que vai aparecer não é pouca, e, além disso, é tóxica, então, previna-se com máscara, especialmente se existir algum problema com alergias.

Esse trabalho é bem complexo, uma vez que a massa precisa ser preparada de forma correta seguindo-se as orientações técnicas, do contrário, colocamos tudo a perder. Porém, antes de começar esse trabalho precisamos preparar a parede.

Cuidados prévios – antes de começar a dar uma nova vida a parede azulejada, é preciso deixá-la bem limpa, livre de gordura ou qualquer tipo de sujeira que possa comprometer o trabalho. Nesse caso, precisamos dispensar uma atenção bem especial aos rejuntes.

Também é importante verificar se não existem peças de azulejo na parede que estejam soltas ou com riscos de soltar-se. Se isso estiver acontecendo, primeiramente precisamos corrigir o problema, pois depois do trabalho terminado será tarde e todo empenho terá sido em vão.

como passar massa acrilica em azulejos

como passar massa acrilica nos azulejos

como tapar azulejos brancos com massa acrilica

como tapar azulejos coloridos com massa acrilica sem manchar

saiba como tapar azulejos com massa sem manchar e riscar

Além disso, se existir tomadas ou interruptores nessa parede é preciso retirar os espelhos e isolar bem a fiação e trabalhar tranqüilo sem riscos de acidentes elétricos. Lembre-se que você está aprendendo.

Depois da parede limpa e bem seca, é preciso aplicar uma camada de fundo que permitirá a aderência ao azulejo e ainda vai reparar possíveis falhas existentes. Feito isso, espere por pelo menos 15 horas para continuar o trabalho.

Passado esse tempo, será preciso lixar levemente toda a parede para que ela fique porosa, e, nesse caso, é preciso usar uma lixa grana 220, cuidando nessa hora que poderá acontecer o rompimento da massa, uma vez que o azulejo é liso. Se isso acontecer é preciso repassar a massa no local e aguardar até que seque novamente para depois secar.

Com toda a parede azulejada preparada, podemos começar a passar a massa acrílica, cuidando para que cada camada fique bem fina, o que facilitará a aderência. Serão precisas pelo menos duas camadas com intervalo de aplicação de 4 horas, só assim vamos garantir um trabalho perfeito.

Depois de passada a segunda demão da massa, é bom conferir se não vai precisar de uma terceira camada, isso tem que saber antes de iniciar o novo lixamento. Feito isso, é hora de começar a lixar tudo para uniformizar a parede.

Nessa etapa do trabalho será preciso mais paciência ainda, pois a parede precisa estar perfeita para receber o acabamento. Então se você conseguiu o objetivo, é só passar um pano limpo e levemente umedecido para retirar toda a poeira deixada.

como passar e limpar massa acrilica em azulejos

como passar massa acrilica em azulejo com bucha de espuma

como passar massa acrilica em azulejo sem sujeira

como passar massa acrilica em azulejos com espatula

como passar rejunte em azulejos

como tirar excessos de massa acrilica dos azulejos

saiba como passar massa acrilica em azulejos

Com a garantia de que a parede já está pronta para receber o acabamento, é só passar a tinta acrílica sobre a mesma com a nova cor já escolhida, cuidando da mesma maneira que se deve cuidar em uma pintura normal de parede.

Onde não aplicar – apesar da praticidade do trabalho e de uma solução mais barata, esse tipo de pintura sobre o azulejo não é recomendado para a área do Box no banheiro, isso, devido a concentração de umidade presente no local, simplesmente não dará certo, porém fora do Box o trabalho tem tudo para garantir um visual moderno e muito atraente.

Garantia de um bom trabalho – pelo que você deve ter percebido, existem algumas etapas desse trabalho que exige uma atenção toda especial, por isso, pense bem antes de começar o trabalho por conta própria, uma vez que a tinta e os demais produtos preparadores da parede não têm um valor muito acessível, e poderá compensar gastar um pouco mais e entregar esse trabalho nas mãos de um profissional competente.

Com um pouco de sorte, poderemos conhecer um profissional que seja amigo da família que poderá fazer um preço mais acessível sem comprometer a qualidade do trabalho. Em caso de insegurança para encarar por conta própria essa reforma, vale a pena fazer uma pesquisa.