Menstruação atrasada 5 dias: Saiba se é um sintoma de gravidez



By Adriana Bella | fevereiro 9, 2016.








Será que menstruação atrasada 5 dias é sintoma de gravidez? Para quem está tentando ansiosamente uma gravidez, isso é algo torturante, pois entre a falta da menstruação e a incerteza, permeiam muitas dúvidas e dilemas. Já quem não quer uma gravidez, entra num outro dilema que é o de justamente querer o contrário.

menstruação atrasada 5 dias

Leia também:

Tabela de dias bons para engravidar









Tabela de fertilidade feminina para facilitar a gravidez

Controle da ansiedade – por mais que esses dias pareçam uma eternidade, é preciso a mulher ter controle sobre suas expectativas, pois nem sempre um atraso da menstruação  será prenuncio de gravidez. E neste caso vale tanto para quem tanto quer como para quem não quer.

Causas do atraso para quem está tentado uma gravidez – são várias as causas, entre elas:

  • Ovulação tardia – atraso na ovulação pode acontecer, e consequentemente atrasará o ciclo pós ovulatório. O ideal é esperar o maior ciclo para fazer um teste com 5 dias de atraso.
  • Ciclo sem ovulação – chamado também de anovulatório, e pode acontecer com todas as mulheres. É uma maneira de os ovários terem um descanso. Em algumas mulheres esse período pode se estender, causando o atraso na menstruação que pode chegar até 2 meses.
  • Irregularidade hormonal – os sintomas são bem semelhantes, mas não tem nada a ver com o ciclo anovulatório. Neste caso os atrasos podem ser persistentes e o mais indicado é consultar um médico para descobrir as causas e tratar. Se você arriscou relações sexuais neste período, é aconselhável fazer um teste de gravidez, somente para se certificar.
  • Estresse e ansiedade – são vários os fatores psicológicos que podem afetar no atraso da menstruação, cansaço, problemas familiares, doença de um filho, problemas financeiros, trabalho excessivo ou problemas no trabalho entre outros. Até a própria ansiedade entre querer uma gravidez ou não, pode afetar.

Interrupção da pílula – se você tomou pílula durante muito tempo e depois parou, seu organismo poderá demorar até 6 meses para se reorganizar, enquanto isso é preciso paciência. Com mais de 3 meses é importante buscar acompanhamento médico.

Saiba mais sobre esse assunto nesse vídeo de Patrícia Amorim: