REFORMAS: Como reformar uma escrivaninha de madeira passo a passo



By Adriana Bella | agosto 16, 2016.








Saber como reformar uma escrivaninha de madeira com certeza traz algumas vantagens, primeiro por que não vamos precisar descartar esse móvel, e, além disso, vamos economizar um bom dinheiro, sem contar que se formos buscar por uma escrivaninha nova no mercado, provavelmente um modelo novo com valor mais acessível não vai apresentar as mesmas qualidades que essa escrivaninha mais antiga.

Em nossos dias tem muita gente ganhando dinheiro com móveis antigos, pois compram esses móveis por preços muitas vezes irrisórios, capricham em uma reforma e depois revendem por um valor bem acima do que pagaram. Mas o melhor nisso tudo é que quem compra reconhece o valor e não se importa de pagar o preço.

Por isso, se você tem aquela escrivaninha bem antiga que está bem judiada por conta dos anos de idade, pense que com um pouco de paciência e criatividade poderá deixá-la nova de novo e garantir outros tantos anos de vida ao móvel.

como reformar móveis de madeira gavetas









como reformar móveis de madeira grande e alto

como reformar móveis de madeira maneira facil

Material para o trabalho – para fazer essa reforma, providencie todos os materiais necessários, tais como, lixa de madeira para retirar a antiga pintura, pano úmido para retirar a poeira, rolo de pintura de lã ou de espuma, pincéis, bandeja de tinta, primer para servir de base para a tinta, e a tinta para o acabamento em madeira.

Além disso, providencie um spray de verniz transparente que servirá de protetor da tinta e ainda aumentará o seu brilho.

Escolha o melhor local para o trabalho – antes de começar o trabalho, leve para um local mais ventilado, como na varanda ou mesmo no quintal da casa, assim evitará fazer muita sujeira e ainda ficará mais protegido contra as toxinas da poeira e também da tinta. Dependendo do local onde será realizado o trabalho também é bom providenciar alguns jornais ou lençóis velhos para forrar o chão para não sujar. ( Já que o assunto é reforma, temos aqui algumas dicas de com instalar gesso no teto para te ajudar )

Momento de conferir as falhas – antes de começar o trabalho, verifique se existe algum concerto para fazer, como parafusos frouxos ou faltando, defeitos na madeira provocado por cupim ou com trincas. Se isso existir é necessário fazer um tratamento com inseticida e os furos ou rachaduras devem ser corrigidos usando massa corrida especial para madeira ou então pó de serragem com cola branca.

Para essas correções na madeira se elas existirem, podemos até aproveitar o pó da lixa que vai sair da remoção da tinta antiga.

como reformar uma escrivaninha de madeira antes e depois

como reformar uma escrivaninha de madeira dicas

como reformar uma escrivaninha de madeira em criado mudo

Se acaso essa escrivaninha apresentar as gavetas ou mesmo armário com portas, retire as gavetas, os puxadores e até mesmo as portas com as dobradiças, isso vai facilitar o trabalho com a lixa.

Hora de lixar – consertado o móvel quando necessário, agora vamos começar a retirar a pintura antiga desse móvel, um trabalho que exige paciência e cuidado, pois precisamos retirar a tinta sem danificar a madeira, e para isso, podemos usar uma lixa não muito fina, mas também não tão grossa quem sabe uma com grana 120 já pode ser o suficiente. É preciso lixar sempre de acordo com a veia da madeira, assim evitará os riscos e o trabalho deve seguir enquanto existir brilho da tinta antiga. ( Para aquelas pessoas mais radicais e corajosas, temos aqui dicas de Como reformar Uma Casa confira) Nesse momento aproveite para preencher as falhas da madeira se elas existirem aproveitando o pó da lixa.

Depois que toda tinta antiga for retirada, retire a poeira da lixa usando um pano umedecido e então certifique-se de que essa etapa do trabalho já foi concluída de fato. Depois disso, espere secar bem antes de seguir para a próxima fase.

Hora de aplicar o primer – a próxima fase nesse processo de restauração da escrivaninha será passar o primer sobre o móvel, e isso, será feito com a ajuda de um pincel, precisando cobrir toda a superfície do móvel com muito cuidado.

como reformar uma escrivaninha de madeira para decoração

como reformar uma escrivaninha de madeira

dicas de como reformar móveis de madeira

Feito isso, vamos esperar secar por um tempo aproximado de 12 horas ou mais, depende de como estará o clima. Quando o céu está nublado a umidade é maior e o tempo de secagem pode ser maior.

Depois que o primer estiver seco, vamos precisar lixar novamente o móvel, agora com uma lixa bem fina, apenas para retirar algum excesso e alisar o móvel. Feito esse trabalho, novamente passamos o pano úmido para retirar o pó e esperamos um pouco para secar. ( Ainda falando em reforma, aqui vai algumas dicas de Como pintar as paredes de casa para dar um UP na decoração )

Segunda demão do primer – nem sempre é necessário, mas por precaução, melhor demorar um pouco mais e garantir o sucesso no trabalho. Repita todo o processo, passe o primer, espere secar e depois lixe novamente bem de leve com lixa fina grana 220 e limpe com pano úmido e espere secar.

Momento da pintura – chegou o momento da pintura, hora de preparar e aplicar a primeira demão da tinta com a cor escolhida. Faça esse trabalho com a ajuda do rolinho de espuma ou lã aplicando com cuidado a tinta sem deixar escorrer e sem deixar os excessos.

escrivaninha de madeira com duas gavetas

escrivaninha de madeira com várias gavetas

escrivaninha de madeira dicas

Depois de aplicada a tinta por toda a superfície da escrivaninha, espere pelo menos 12 horas para passar uma segunda demão, não descuidando dos cantinhos e bordas para que o móvel fique bem pintado.

Espere mais 12 horas e então para finalizar, aplique uma camada de spray de verniz transparente ou outro tipo de selante que achar melhor, pois isso vai proteger melhor a pintura contra os riscos e também vai contribuir para facilitar a limpeza.

Outras idéias para reforma – para escrivaninhas retas sem muitas curvas, uma boa ideia no momento de reformar é usar o papel contact para revesti-la. Esse material é bastante versátil e fica muito bem para mudar uma decoração, pois pode ser aplicado sobre paredes e móveis e garantir a satisfação com menos trabalho.

Para fazer esse trabalho, a menos que a tinta antiga da escrivaninha estiver se soltando, não é preciso lixá-la. Basta retirar a poeira e possíveis manchas de gordura que possam existir ou qualquer outra impureza que possa comprometer o adesivo.

Depois de se certificar que não exista nada que atrapalhe o trabalho, é só começar o trabalho retirando a proteção do adesivo e ir aplicando o papel sobre o móvel com cuidado. Para facilitar, use um pedaço de tecido seco para aplicar o papel sobre a madeira cuidando para que não forme bolhas. Se acaso essas bolhas se formarem, basta fazer abrir um orifício com uma agulha, pressionar um pouco e ajustar o papel.

escrivaninha de madeira maciça

escrivaninha de madeira simples

escrivaninha de madeira taeda

Uma das vantagens que o papel contact pode apresentar para garantir um trabalho de reforma para esses móveis é que ele é encontrado com várias cores e estampas, e com cuidado e criatividade, para um móvel antigo não será nem preciso descaracterizá-lo.

Ainda outra maneira barata para fazer o trabalho de reforma de uma escrivaninha pode ser com os tecidos, os mesmos que usamos para decorar parede. O trabalho é feito com cola especial para tecido e para isso, agimos da mesma forma que devemos agir com o papel contact.

Primeiro então conferimos se não precisa concertar a escrivaninha, e depois se a tinta antiga na estiver soltando, aplicamos a cola sobre a superfície da madeira e logo a seguir colamos o tecido, cuidando para que fique bem esticado sem formar ondulações.

Assim com o papel contact, também esses tecidos são encontrados com cores e estampas diversas, é só ser inteligente e escolher a cor ou a estampa que melhor se adequar ao móvel levando em conta o estilo da decoração do ambiente onde ele vai ficar.