Como pintar as paredes de casa sozinho



By Adriana Bella | abril 6, 2016.








Que tal a idéia de aprender como pintar as paredes de casa sozinho e economizar nos gastos com a reforma? Se você ainda não pensou nessa idéia, saiba que tem muita gente por ai se especializando nessa arte, e aproveitam as horas vagas para oferecer um novo visual as paredes do imóvel.

Muita gente em nossos dias busca qualquer coisa para afastar o estresse do dia a dia, e essa não deixa de ser uma boa idéia, pois se acaso o imóvel está precisando de uma nova pintura, podemos economizar e fazer o trabalho sozinhos precisamos apenas um pouco de paciência, algumas dicas, e, é claro o material para o trabalho.

como pintar as paredes da casa apenas com rolo

como pintar as paredes da casa sem complicacoes









como pintar as paredes da casa sosinho sem manchar

como pintar as paredes da casa sosinho

como se divirtir pintando as paredes da casa sosinho

saiba como pintar parede da casa sosinho

Mas é claro que não será de um momento para outro que vamos aprender todas as técnicas que um profissional da pintura conhece, por isso, é necessário aplicar-se no trabalho e não ter pressa de executá-lo, pelo menos enquanto não existe a técnica.

Para trabalhar com a pintura de paredes vamos precisar de alguns materiais, tais como:

  • Rolo de lã que é fornecido no mercado em tamanhos e espessura diferenciado. Hoje já podemos dispor de modelos com anti-gota, um modelo especial para quem não tem prática nesse trabalho.

  • Pincel que é encontrado em tamanhos diferenciados para o acabamento.

  • Bandeja para tinta.

  • Fita crepe para isolar áreas que não devem ser pintadas ou para proteger contra manchas de tinta.

  • Luvas de borracha para evitar contato com a pele.

  • Papelão para evitar sujeira provocada por um pintor sem experiência, ou mesmo para proteger os móveis.

  • Cabo extensor ou escadas para paredes mais altas.

  • Lixa para parede preferencialmente com grana 220 para preparar a parede eliminando a sujeira.

  • Pedaços de pano para a necessidade de uma limpeza urgente provocada por erros do pintor.

Com todo esse material, ainda vai faltar o principal que é a tinta. Mas para isso, não compre a primeira marca encontrada no mercado, faça um calculo sobre o rendimento e certifique-se das qualidades que ela vai apresentar.

Atualmente podemos contar com algumas marcas de qualidade, são mais caras, porém, vale a pena pagar o preço. Busque por uma loja especializada em tintas e tire suas dúvidas sobre cada marca e aproveite para decidir sobre as cores que serão usadas na pintura.

Opções de acabamento – ainda com respeito à tinta, essa pode ser fosca, acetinada ou brilhante, cada uma com suas características.

  • Acabamento acetinado – esse tipo de tinta esconde possíveis falhas, tem menos brilho e também é mais cara.

  • Acabamento brilhante – nesse caso, ela é mais brilhante e evita mais a sujeira.

  • Acabamento fosco – esse tipo de tinta tem menos brilho, ajuda a disfarçar as imperfeições na pintura e tem um valor mais acessível.

Antes ainda de começar com a pintura, mesmo depois de lixada a parede é preciso dar uma última conferida para ver se não ficou algum defeito como furos, manchas de gordura, parafusos, entre outros problemas que possam prejudicar a beleza do trabalho. No caso de existir algum furo, estes precisam ser tapados com massa corrida e os parafusos ou pregos precisarão ser retirados, daí então podemos começar a pintar.

como decorar e pintar as paredes da casa sosinho

como pintar as paredes da casa sosinho usando maquina

cuidados que devemos ter ao pintar as paredes da casa sosinho

saiba como pintar as paredes da casa sosinho sem bagunca

saiba quais materiais usar para pintar as paredes da casa sosinho

Além disso, se existir uma instalação elétrica exposta como tomadas e interruptores de luz, retire o espelho da caixa e isole bem os fios.

Teste antecipado – para evitar enganos quanto a tonalidade da cor desejada, faça um teste prévio pintando apenas parte da parede, aproveitando um local onde, se houver erros, esses possam ser corrigidos.

Depois de preparada a tinta conforme as indicações do fabricante coloque-a na bandeja para facilitar o uso do rolo. Depois disso, com um pincel mais largo, pinte com cuidado a borda superior rente o teto cuidando para não sujá-lo, lembre-se que você está aprendendo ainda.

Faça o mesmo na parte inferior para proteger o rodapé, mas se for possível, retire-o ou isole-o com fita crepe, veja o que ficará mais cômodo para você.

Após pintar a faixa superior horizontal rente ao teto, é hora de trocar o pincel pelo rolo, e agora você já poderá fazer o trabalho na vertical, pintando com cuidado evitando os excessos de tinta na parede, pois ela vai escorrer.

Após pintar uma primeira camada de tinta (primeira demão) sobre a parede, espere que a tinta seque antes de iniciar uma segunda camada (demão) e se precisar, mais tarde da mesma aplique ainda uma terceira camada, porém isso é mais necessário em caso de reboco novo.

aprenda tecnicas para pintar as paredes da casa sosinho

como pintar as paredes da casa com listras coloridas

como pintar as paredes da casa com rolo

como pintar as paredes da casa com tinta  gel

como pintar as paredes da casa fazendo uma textura efeito madeira

como pintar paredes da casa com textura sosinho

Se acaso você quiser apostar logo em um trabalho mais ousado e preferir um colorido nas paredes, use a fita crepe para demarcar as áreas a serem pintadas com outras cores. Nesse caso, depois que a tinta secar, cubra-a com cuidado usando a fita adesiva antes de continuar o trabalho com uma cor diferente.

Enquanto estiver trabalhando, não se preocupe com a demora e sim com a qualidade do seu trabalho, lembre-se que todo o cuidado é necessário para não estragar a pintura, ainda mais no caso de alguém que está aprendendo.