COMO FAZER uma horta vertical suspensa para alimentação



By Adriana Bella | novembro 29, 2016.








Em nossos dias, investir em uma horta vertical suspensa certamente pode nos garantir muitas vantagens, pois com elas temos condições de ingerir as hortaliças fresquinhas todos os dias e com isso cuidar mais da saúde, uma vez que as hortaliças encontradas no mercado ou na feira, nem sempre podem ser realmente confiáveis.

A ideia desse tipo de horta já foi adotada há alguns anos, e até mesmo em apartamentos ela é possível ser cultivada, basta que se tenha um espaço apropriado para organizar os vasos, e nesse caso, as varandas tem oferecido possibilidades incríveis para o cultivo.

Para organizar essas hortas, usar de criatividade e bom gosto conta muitos pontos, pois podemos usar de vários recursos para providenciar os vasos que irão acolher as mudas diversas de hortaliças, ou mesmo de mudas de chás, porém, para que tudo fique devidamente organizado, certamente que precisaremos providenciar um pequeno projeto em primeiro lugar.

Imagem 1 – Hoje em dia como foi dito, as hortas verticais estão sendo opções muito optadas pelas pessoas, principalmente em casas que não possuem muito espaço, e você pode plantar o que quiser, como essa aqui abaixo.









horta-vertical-suspensa

Imagem 2 – São diferentes dicas e modelos de hortas verticais para lhe servir de inspiração, esta dica da imagem abaixo é muito legal e a parte boa é que você recicla também, usando garrafas Pet penduradas na parede, bem legal.

imagem-8

Imagem 3 – Aqui também foram usadas garrafas Pet para criar a horta vertical, só que aqui elas foram coladas em paletes instalados na parede, foram plantados principalmente saladas, e ficou bem bonito também e colorido.

imagem-13

Ponto de apoio – para essa horta precisamos buscar por um ponto de apoio, e esse, pode ser a parede do imóvel, parede do muro ou então um ponto de sustentação devidamente preparado para esse fim, como uma treliça em madeira, cavaletes, ou quem sabe os cordões para sustentar os vasos suspensos mesmo longe da parede.

Tipos de vasos – por ser uma horta vertical, os vasos são as primeiras opções para acomodar as mudas a serem cultivadas. Estes podem ser escolhidos com cuidados em tamanho padrão que vamos encontrar no mercado, mas também podemos optar por economizar e então aproveitarmos para usar os descartáveis como vasos, sendo que as garrafas PET são ótimas escolhas.

Imagem 4 – Mais uma opção de horta vertical bem legal e usando objetos recicláveis, aqui neste caso foram usados canos de PVC cortados e pendurados, onde foram plantadas saladas pequenas e que não ocupam tanto espaço.

horta-vertical

Imagem 5 – As hortas verticais também são muito usadas em sacadas de apartamento que possuem espaços, como esta na imagem abaixo, fica bem legal e se tiver as condições ambientais adequadas, fica perfeita sua horta.

imagem-9

Imagem 6 – Repare só neste quintal, com o ficou lindo com horta vertical na parede instalada em vasinhos colados em paletes de madeira rústica, e plantadas florzinhas coloridas nos vasinhos, com pequeno lago e “portal” em madeira, lindo jardim.

imagem-14

Outra boa opção para ser usado como vaso e padronizar o estilo de vaso é o uso de tubos de PVC de esgoto com a bitola de 75 ou 100 ml que devem ser cortados ao meio no sentido horizontal. Porém, para preparar esses vasos, precisamos ser criativos e cuidar para que as pontas fiquem bem fechadas e para isso, vamos usar os próprios tampões para esses tubos.

O que não podemos esquecer – sabemos que toda hortaliça para se desenvolver naturalmente, precisa ser plantada em terra adubada e ainda receber água e luz solar, por isso, certifique-se de que a terra a ser usada nos vasos seja de boa qualidade e bem adubada preferencialmente com adubo orgânico.

Imagem 7 – Aqui também foram usados materiais recicláveis, onde foi criada e montada esta horta vertical em forma de pirâmide, ótima dica para quem procura um modelo que não ocupe tanto espaço, muito legal e são vários materiais diferenciados que você pode usar para montar.

imagem-5

Imagem 8 – Novamente o uso de garrafas Pet na formação da horta vertical, elas são muito usadas por serem bem versáteis e abrigarem bem as plantinhas, principalmente se forem pequenas, e aqui elas foram bem coloridas, dica boa.

imagem-10

Imagem 9 – Estas hortas em vasos grande instalados nas paredes são modelos muito usados nas sacadas de apartamentos, por serem o modelo mais prático e que faz menos sujeira, por ser um ambiente fechado.

imagem-15

Além disso, planeje essa horta em um local onde haja a incidência do sol por pelo menos 4 horas durante o dia. Dessa forma, e com as plantas regadas regularmente, com certeza vamos colher plantas frescas regularmente e todas livres de agrotóxicos.

O que plantar – para que se tenha o sucesso no cultivo dessas plantas, também precisamos saber o que plantar. Por isso, escolha espécies de plantas que são mais fácil de cultivar, e já que é uma horta, nada como cultivar salsinha, cebola de tempero, alface, rúcula, Mangerona, orégano, alho, entre outras hortaliças.

Imagem 10 – Na imagem abaixo, há diversos e variados modelos de hortas verticais que você pode ter como inspiração e dicas na hora de montar sua própria horta, em diversos ambientes também, sejam eles abertos ou fechados como sacadas de apês.

imagem-6

Imagem 11 – Aqui também foi feita uma horta bem criativa, com vários vasinhos pequenos com plantas pequenas e que não precisam de muito espaço, todos grudados em uma grade na parede, bem organizada e bonita, ótima dica.

imagem-7

Imagem 12 – Aqui nesta imagem há uma horta vertical decorativa, em uma parede em azulejos, com vasinhos pequenos brancos no mesmo tamanho e formato com pequenas plantinhas decorando o ambiente.

imagem-11

Imagem 13 – Novamente o uso de objetos recicláveis na criação da pequena horta vertical, instalados em um deck de madeira na parede, e ainda grande vasos cobertos por deck de madeira para plantas maiores e mais espaçosas.

imagem-12

Imagem 14 – Para terminar, este modelo de horta mais baixinha, em vasos medianos com plantas que precisam de um pouco mais espaço, mais uma ótima dica para as pessoas, se inspire e use estas dicas para criar a sua horta em casa.

vasos-para-horta-vertical-suspensa

É claro que opções entre as plantas para essa horta vertical não faltam, porém, é preciso lembrar ainda que as plantas a serem cultivadas precisam ser condizentes com o tamanho do vaso. Para se ter uma ideia das possibilidades, se for possível providenciar vasos suspensos com tamanho maior e mais profundo, é possível cultivar até mesmo as cenouras e beterraba.