7 alimentos que você compra sem saber que é enganado pelo fabricante



By Adriana Bella | abril 18, 2016.








Existem pelo menos 7 alimentos que você compra sem saber que é enganado pelo fabricante, porém, isso, é perfeitamente normal em nossos dias, pois a política suja no Brasil que tanto amamos, afeta também a saúde dos brasileiros, que muitas vezes se deixam levar pela aparência de alimentos apetitosos para acumularem muitos males a saúde.

Foi-se o tempo em que era exigido pelo Ministério da Saúde que as indústrias esclarecessem no rótulo dos produtos o que eles realmente contêm. É claro, isso até existe, mas na maioria das situações, quem tem problemas de visão não consegue ler o que está escrito, ou então a indústria faz jogo sujo, mostrando em letras garrafais o que interessa o que pode atrair a atenção do consumidor, porém em letras bem miúdas a verdadeira composição do alimento.

Vamos então a alguns exemplos entre esses alimentos:

Iogurte – Ao correr o olho rapidamente no pote de iogurte, você vai pensar, a sim esse é um iogurte, mas, às vezes tarde, vai perceber que comprou bebida láctea que é feita com soro de leite e outros aditivos químicos e não com o próprio leite. Mas uma vez fora do supermercado, você já perdeu o direito de reclamar.









7 alimentos que você compra sem saber que é enganado pelo fabricante iogurte

X-Picanha congelado – você deve pensar, “que delícia” e está tão barato, vou aproveitar e vou levar mais para aproveitar o preço. Porém ao chegar em casa, ao ler com mais atenção sobre os ingredientes, vai descobrir que a carne que eles chamam de picanha não passa de uma mistura de carne de segunda ou de terceira, com mistura de gado, porco e frango, mas não vai poder reclamar, pois já está pago e você já saiu do mercado.

7 alimentos que você compra sem saber que é enganado pelo fabricante X-picanha

Coco ralado – você chega ao mercado para comprar o coco ralado puro para fazer aquele bolo delicioso, mas depois do bolo pronto, você percebe que ele ficou doce demais. Não foi você que errou a receita, e ao averiguar na embalagem do coco, vai perceber que o coco que você comprou por natural, na verdade é adoçado.

7 alimentos que você compra sem saber que é enganado pelo fabricante coco ralado

Muçarela de Búfala – observando os tipos de queijo no mercado você encontra o delicioso queijo Muçarela de Búfala e está com um preço mais acessível. Você compra e leva para casa para preparar uma pizza deliciosa, porém no momento de provar percebe que o gosto não é de queijo de Búfala.

Ao examinar mais atentamente a embalagem, com letras bem miúdas você vai ler que apenas 15 ou 20% do leite usado é realmente da Búfala, o restante é leite de vaca mesmo. Que decepção, mas não pode reclamar, uma vez que já comeu o queijo.

7 alimentos que você compra sem saber que é enganado pelo fabricante muçarela de búfala

Azeite de Oliva – o azeite de oliva não é muito barato, mas o pior é quando encontramos uma marca em oferta com a embalagem mostrando uma bonita paisagem sobre o possível local onde é fabricado o azeite, e então compramos. Que decepção, quando mais tarde descobrimos que ele é um azeite composto e a maior parte é o simples óleo de soja.

Dica – ao se dirigir ao mercado e desejar comprar o valioso azeite de oliva, prefira sempre o azeite de oliva extra virgem com extração a frio. Para conferir sua validade, de uma sacudida no vidro para que as bolhas de ar subam a superfície. Atente para essas bolhas, pois se elas permanecerem o azeite é adulterado, essas bolhas têm que desaparecer por completo.

7 alimentos que você compra sem saber que é enganado pelo fabricante azeite de oliva

Mel de abelhas – todos nós sabemos da importância que o mel de abelhas tem para a saúde, especialmente para combater os males do aparelho respiratório. Porém o mel de abelhas precisa ser puro e não misturado, pois seja qual for à porcentagem da mistura, ele já não é mais útil.

Infelizmente a trapaça é tão grande que até mesmo alguns apicultores têm a cara de pau e não se importam de adulterar esse alimento que se fosse puro seria altamente nutritivo, porém por estar misturado se torna um veneno muito bem disfarçado.

7 alimentos que você compra sem saber que é enganado pelo fabricante mel de abelhas

Requeijão – você chega ao mercado e vê aquele enorme pacote de requeijão cremoso com um valor bem em conta, e se deixa levar pela aparência, sem conferir os ingredientes, mas na embalagem você lê que é requeijão cremoso. Ao chegar em casa logo que coloca na fatia de pão a primeira porção, tem aquela decepção, e ao examinar melhor sobre os ingredientes acaba descobrindo que o produto é misturado ao amido de milho.

7 alimentos que você compra sem saber que é enganado pelo fabricante requeijão

Tudo bem, não vai fazer tão mal assim, mas que você foi enganado não dá para negar.

Mas não precisamos parar por ai, pois o que dizer das famosas barrinhas de cereal que deveriam ser tão nutritivas. Algumas marcas dizem que elas contem mel, quando na verdade é glicose e nada do doce saudável.

Tem ainda o famoso “bolachão de mel” com a gravura do favo de mel com a abelha, mas que na realidade o doce usado é a glicose e quando muito alguns traços de mel.

Com tudo isso acontecendo, melhor é nos precavermos e prestar mais atenção nos alimentos que buscamos no mercado. Daqui para frente, reserve mais tempo para ir as compras e leia atentamente sobre os ingredientes oferecidos nos alimentos.